Prezada Comunidade do Verde,
Em 4 de abril, foi veiculada no DF TV uma matéria em que o Instituto Brasília Ambiental – Ibram confirma a autorização para a realização da supressão vegetal no Condomínio Verde, e nosso Diretor Oswaldo Napoleão explica que, dentre outras medidas, serão plantadas novas três mil árvores.
Como é de amplo conhecimento da nossa comunidade, a supressão realizada só ocorre no polígono de execução das nossas Obras de Infraestrutura, conforme prevista na Autorização de Supressão Vegetal – ASV emitida pelo Ibram. Essa ação está prevista no processo de Licenciamento, no Programa de Recuperação de Áreas Degradadas e Alteradas (PRADA) e na Compensação Florestal.
A condução do processo das Obras de Infraestrutura é feita de forma transparente e conta com efetiva participação comunitária, por meio dos Grupos de Gestão Compartilhada de Obras (GCOs) e da Comissão de Obras do Verde.
Breve histórico do nosso processo de regularização e obras de infraestrutura:
Em agosto de 2021 obtivemos a regularização fundiária com o parcelamento do solo, conforme o projeto urbanístico aprovado pelo GDF. Assinamos o termo de compromisso de realização de obras de infraestrutura, exigência para regularização ambiental, além de nota promissória como garantia desse termo.
Em maio de 2022, iniciamos as obras de infraestrutura, previstas naquele termo de compromisso, e que são reguladas pela Licença de Instalação com projetos aprovados pela Novacap.
A Obra de Infraestrutura, composta de drenagem e pavimentação, está amparada nos procedimentos e licenciamentos necessários, todos publicados em nosso site www.condominioverde.org.br, na seção de documentos institucionais:
1. Li – Licença de instalação
2. Publicação do DODF do aviso de recebimento da LI
3. Decreto do GDF aprovando o projeto urbanístico
4. LEOBI – Licença para execução de obras de infraestrutura em Parcelamento do solo urbano nº 1/2021
5. Termo de compromisso de realização de obras de infraestrutura
6. Publicação do Termo de compromisso no DODF
7. Nota Promissória de garantia do Termo de compromisso
8. ASV – Autorização de Supressão Vegetal para a implantação de obras de infraestrutura conforme projeto aprovado.
O Condomínio Verde tem o reconhecimento de ser uma comunidade onde se destacam os cuidados com o meio ambiente, buscando uma convivência sustentável entre sua flora, sua fauna, seus habitantes e funcionários. Tem um programa de coleta seletiva exitoso, promove a cultura da compostagem nas unidades de seus cooperados, desenvolve um conjunto de medidas, ações e atitudes destacando os cuidados ambientais e sociais, numa ampla perspectiva.