Como controlar e proteger a população de gatos sem lar em seu condomínio? As reuniões da Comissão de Cuidados com os Felinos do Condomínio (CCFC) e a troca de experiências entre os moradores, rendeu resultados positivos.
O método CED (Capturar-Esterilizar-Devolver) foi apresentado ao grupo por Lizie Buss, veterinária com aproximadamente 20 anos de atuação no resgate de animais, orientação de protetores e tutores, promovendo a adoção responsável de animais abandonados.
O CED é indicado principalmente para animais não-domiciliados, que se tornaram ariscos à aproximação de pessoas. “Por depender do trabalho de voluntários e doações, muitos abrigos possuem poucos recursos para cuidar bem dos animais, que teriam melhor qualidade de vida se fossem cuidados na rua”, explica Lizie Buss, membro da CCFC. O método envolve uma estratégia de captura com armadilhas, alimentação e a castração em clínica especializada.
Silvie Eidam, membro da Comissão, participou do planejamento, captura e devolução dos felinos no setor vermelho. Para ela a experiência foi interessante e chamou atenção para a necessidade de se construir abrigos com água e comida para os felinos não-domiciliados.
Até o momento, 09 gatos na área do Verde foram castrados em parceria com a veterinária Edna Maria Guimarães, moradora do condomínio vizinho, Belvedere Green. As castrações foram custeadas pela Administração da Cooverde.
Para Oswaldo Napoleão, Diretor da cooperativa, o trabalho com os felinos só foi possível graças à união de todos. “Gostaria de agradecer a todos que se envolveram e transformaram em solução, uma situação que era bastante complicada” afirma Napoleão.
Instagram: @bicharadacasa7
Facebook: bicharadadacasa7.
Anote os contatos das veterinárias que nos ajudaram:
Lizie Buss: (61) 99379-5208
Edna Maria Guimarães: (61) 99698-9851
*Imagens fornecidas pela Comissão de Cuidados Felinos do Condomínio