Iniciada na segunda quinzena de Maio de 2022, as obras de infraestrutura do condomínio Verde estão em andamento nas duas primeiras fases, que compreendem as ruas: Pau D’arco, Buritis, Angelim, Angicos, Sucupiras e Pequis.
A GW Engenharia começou os serviços pelas obras de drenagem pluvial, com a instalação das manilhas e dos ramais em ambas as fases. Para isso, foi necessário escavar, assentar os tubos de concreto, e compactar as vias afetadas para dar início ao processo de bloquetagem e de pavimentação.
De acordo com o Engenheiro responsável da GW Engenharia, Douglas Dias, em 60 dias de Obras foi possível concluir 22% dos trabalhos previstos para este ano. Devido ao atraso na emissão da Autorização de Supressão Vegetal (ASV), alguns serviços como o lançamento das redes e os blocos intertravados, tiveram que aguardar a contratação da empresa, que só pode ser realizada após a emissão da ASV.
Por ser a primeira rua a serem iniciados os trabalhos, a Pau D’arco é a que está mais avançada: nesta etapa, as obras de drenagem pluvial foram concluídas, e as de pavimentação (bloquetagem e construção dos meios-fios) estão em 90%.
Buritis: Rede de Ramal concluída, previsão para execução do lançamento de drenagem pluvial a partir da segunda quinzena de julho. A base de pavimentação deste trecho já foi executada. O serviço de bloquetagem previsto para este mês está aguardando o resultado das tratativas da Cooverde com a Caesb para realizar a substituição da rede de distribuição de água, nas ruas Buritis e Quaresmeira. O objetivo é realizar a bloquetagem ainda esse ano.
Angelim: Obras de Drenagem 100% executadas. A base de pavimentação também está pronta e a GW já deu andamento à construção dos meios-fios.
Angicos: As obras de drenagem e de construção da base para pavimentação também foram concluídas. Agora falta apenas a bloquetagem, que também depende da substituição da rede pela Caesb.
Sucupiras: Drenagem executada, faltando apenas o lançamento da rede de drenagem e da boca de lobo, previstos para agosto. Base executada até a esquina com a rua Pequis.
Pequis: Concluída a drenagem da 1ª rede e ramais, está em andamento a execução da segunda rede da rua. A execução do lançamento e das bocas de lobo estão previstas para agosto. Nesta rua está sendo realizado o serviço de terraplanagem.
Lançamento da rede de drenagem pluvial – Estrutura utilizada para amortecer a velocidade da água das redes de drenagem no ponto de lançamento na grota, evitando erosões. No condomínio estão previstos dois tipos: lançamentos executados com gabiões (pedra ensacada) formando escadas para amortecer o impacto da água, e os lançamentos em concreto armado, formando escadas com o mesmo objetivo. Em torno dos lançamentos serão colocadas mantas Geotêxteis para evitar erosão.
Terraplanagem – Nivelamento da rua através de serviços de corte e aterro.
Compactação do subleito – Primeira camada do pavimento, executada após os serviços de Terraplanagem.
Base – É executada após o subleito e receberá a camada de pavimento, ou no caso do condomínio, para receber os blocos intertravados. Bloquetagem – Camada de pavimento, executada após a base. O procedimento é realizado sobre uma camada de areia ou pó de pedra.
Contratempos e transtornos
Já era de se esperar que um trabalho desta magnitude apresentasse transtornos e contratempos aos moradores, como: interrupção temporária do fornecimento de água e de luz. Buscamos resolver estes empecilhos junto à comunidade, a Aria, a GW e aos órgãos competentes, como a Caesb, a Neoenergia e a Novacap.
Com este último órgão, a Cooverde está em tratativas para preservar o maior número de árvores em nossas calçadas, quando chegar a hora de reconstruí-las (previsão para o final de agosto e início de setembro na primeira fase das obras).
Solicite à Caesb a readequação pelo número 115. Quanto antes, melhor. A mudança é necessária para a aprovação dos projetos urbanísticos, de edificação e a construção das novas calçadas.
Durante os trabalhos de drenagem, foi preciso abrir uma área com 6 metros de largura ligando a rua Buritis com a Sucupiras, para assentar os tubos para drenagem. A via de ligação existente está em área de Proteção Ambiental e não podem ser realizadas escavações, a ação segue as exigências do projeto aprovado pela Novacap. Após a colocação dos tubos para drenagem, a área receberá curvas de nível para evitar erosão e receberá uma compactação compatível para o reflorestamento.
A GW Engenharia indevidamente realizou limpeza vegetal com a remoção de arbustos em área de uso comum de vegetação nativa rasteira, não houve supressão arbórea, no final da Buritis. O equívoco será corrigido com ações de reflorestamento, além do monitoramento da equipe da Aria e da administração da Cooverde.
Importante ressaltar que todas as áreas que sofreram supressão vegetal em razão das obras serão recuperadas no âmbito do Programa de Recuperação de Áreas Degradadas (PRAD).
Participe!
Para facilitar e dar celeridade à comunicação com os moradores das fases em obras, a administração da Cooverde, inspirada no modelo de gestão compartilhada proposto pelo ex-senador João Capiberibe, através do PL nº 325, de 2017, criou os primeiros grupos do whatsapp da Gestão Compartilhada Obras do Verde.
Nestes grupos, participam os moradores das áreas afetadas, a equipe da GW Engenharia, a Fiscalização da Aria e a Administração do condomínio. É um espaço dedicado à troca de informações oficiais sobre o andamento dos serviços, esclarecimentos, fiscalização, ideias e sugestões dos moradores. Se você ainda não faz parte dos grupos, fique atento! Pois quando as obras chegarem à sua rua, você será convidado a participar.