Crescente colônia de gatos preocupa moradores, que se organizam para garantir castração e bem-estar da população felina local
Por Mary Grace Perpetuo (Eucaliptos/3)
Ao todo – e ao lado do diretor Oswaldo Napoleão –, 13 moradores do Verde participaram ontem (15/02) da primeira reunião da recém-criada Comissão de Cuidados com os Felinos do Condomínio Verde. A comissão foi proposta pelo diretor mediante solicitações dos moradores preocupados com a proliferação local de gatos. Um consenso: a responsabilidade pela presença e pelo bem estar desses gatos é da comunidade.
Na reunião falou-se, portanto, da colônia de gatos que está se formando no condomínio, especialmente na área Norte; de direitos animais; de ameaças à fauna local que os gatos eventualmente representam (e do fato de que a real ameaça vem da presença humana aqui); de formas de mitigar a eventual (mas natural) predação dos gatos; de medidas de controle populacional por meio da castração; e de formas de garantir a segurança e o bem-estar dos gatos da colônia enquanto um possível processo de controle populacional é realizado.
Os membros da comissão conversaram também sobre a necessidade de dar lar temporário aos gatos que serão castrados – e sobre a promoção da adoção definitiva (muito difícil de conseguir, no momento) para todos; sobre formas de capturar esses gatos; e sobre a obrigatoriedade da identificação dos gatos domésticos do Verde, por seus tutores, por meio de coleira e cadastro no Condlink.
Em comum, evidentemente, todos manifestaram o seu amor pelos gatos – e sua coragem de enfrentar o desafio de conciliar esta paixão (enquanto respeitando os direitos dos animais) com a necessidade de gerir a população felina local e suas eventuais consequências.
1) diagnóstico da situação atual por meio de enquete com a comunidade do Verde;
2) visitas de membros da comissão a condomínios que já têm ações para manejar as suas populações felinas – inicialmente, o Interlagos e o Ouro Vermelho I;
3) pesquisa de órgãos públicos que têm ações para o controle de população felina, como o IBRAM;
4) realização de dois vídeos: o primeiro sobre como fazer uma coleira no formato apresentado pela moradora, veterinária e cuidadora de animais Lizië Buss; e o segundo sobre a urgência de os moradores do Verde cadastrarem seus gatos domésticos no Condlink.
O encontro terminou com a grata sensação de estarem todos de acordo – amorosamente – sobre as formas iniciais de abordar a questão.
Participe também de mais esta iniciativa em defesa da qualidade de vida e do meio ambiente do Verde!