Você sabia que o termo “lixo” está em desuso? A palavra traz um entendimento equivocado de que o material descartado não possui potencial de reaproveitamento. Saiba mais sobre os resíduos e ponto de entrega voluntária que construímos no Verde.
O resgate de uma boa prática
O PEV é um importante elemento facilitador para a gestão de resíduos sólidos e de redução de impactos ambientais. Um local apropriado para descartes que estará sempre disponível para receber tampinhas plásticas, buchas sintéticas, brinquedos sem condições de uso, sacos de ração, cápsulas de café, lâmpadas, óleo de cozinha, pilhas, baterias e eletrônicos.
Veja que legal! O material descartado será recolhido pela associação de profissionais da coleta seletiva, Recicla Mais Brasil que fará a reciclagem dos resíduos contribuindo para a preservação ambiental e ainda gerando renda a dezenas de famílias.
Esta é mais uma iniciativa do Verde alinhada com um dos objetivos da Política Nacional de Resíduos Sólidos, que é garantir o descarte e a destinação correta dos resíduos, contribuindo para o sistema de Logística Reversa – prática que reduz a quantidade de insumos necessários para novas produções, por meio da reciclagem e do reaproveitamento do material proveniente dos produtos descartados.
Ao fazer a separação e o descarte correto dos resíduos, você também ajuda a reduzir a insalubridade nos galpões de triagem e contribui para a segurança dos catadores. E mais, fazendo o descarte correto daquilo que não pode ser reciclado, como os medicamentos vencidos, por exemplo, você está evitando a contaminação do nosso solo, das nascentes, da fauna e da flora.
Conheça quem nos ajudou a construir o PEV
Saiba mais sobre o potencial de reaproveitamento dos resíduos descartados
Mas, e os orgânicos?
Os resíduos orgânicos também são reaproveitáveis. Por meio da compostagem você pode utilizar o lixo doméstico, como restos de alimentos e podas de jardins para nutrir as plantas e hortaliças do seu quintal. Mas isso é assunto que trataremos mais pra frente.