Hymenaea courbaril L.
Família: Fabaceae
Nome Popular: Jatobá-da-Mata, Jatobá, Jataí, Jutaí.
Nativa Cerrado: Nativa.
Nativa Brasil: Nativa.
Número de indivíduos encontrados na área de estudo: 4.
Distribuição pelo país: Norte (Acre, Amazonas, Amapá, Pará, Rondônia, Roraima, Tocantins); Nordeste (Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte, Sergipe); Centro-Oeste (Distrito Federal, Goiás, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso); Sudeste (Espírito Santo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo); Sul (Paraná).
Biomas de ocorrência da espécie: Amazônia, Caatinga, Cerrado, Mata Atlântica, Pantanal.
Ameaçada: LC (Menos preocupante).
Uso popular: Tronco emana uma seiva vermelha ou amarelada, que, na região amazônica, é usada como fortificante, afrodisíaca e contra doenças pulmonares, na forma de xarope. A casca do tronco é usada na fitoterapia popular, como fortificante, cicatrizante, antigripal, antitérmico e vermífugo. A casca e a semente do fruto são utilizadas para artesanato. A resina do tronco e dos frutos é utilizada como cicatrizante de feridas e no tratamento de laringite, faringite, reumatismo, afecções urinárias e fraturas ósseas na forma de cataplasma (PEREIRA, 2017, online).
Uso madeireiro: Madeira pesada, de alta qualidade e de múltiplas aplicações. Obras internas e externas, objetos decorativos, instrumentos musicais, tonéis, carrocerias, rodas d’água, moendas de engenho de moer cana (PEREIRA, 2017, online).
Uso alimentar: Os frutos alimentam o homem e a fauna.
Cod. Localização: 703, 817, 833 e 839 (Administração e Coreto)