A ideia nasceu nos grupos de moradores e a Administração montou um grupo de discussão para dar início ao projeto piloto de mapeamento dos indivíduos arbóreos do Verde.
Demos início a mais um importante trabalho para a nossa comunidade. O mapeamento e a identificação das árvores nativas e protegidas por lei em nosso condomínio é um legado que vai além da necessidade de preservação ambiental, por possuir valor educacional e estar em consonância com os valores e princípios de nossa comunidade.
Cada árvore mapeada receberá uma placa de identificação, os moradores e cooperados estão convidados a participar deste projeto. Até o momento 90 árvores foram mapeadas, sendo identificadas inicialmente 40 espécies próximas a Administração, lago, coreto, Bem-te-vi e churrasqueiras. Outras áreas do condomínio também serão mapeadas, como as trilhas.
Para Olinda Bayma, moradora do Verde há mais de 25 anos, o grande ganho desta ação é a concretização de um desejo antigo de preservação ambiental. “Ao longo dos anos sempre tivemos o cuidado com o meio ambiente. Agora temos um trabalho efetivo, orientado por técnicos qualificados” relata Olinda.
Atenção redobrada com as obras
Existem dois Decretos que protegem os indivíduos arbóreos e orientam a compensação ambiental: o DECRETO 14.783-1993 dispõe sobre o tombamento de espécies arbóreo-arbustivas, como: copaíba, sucupira-branca, pequi, cagaita, buriti, gomeira, pau-doce, aroeira, embiruçu, perobas, jacarandás e ipês.
Todas essas espécies estão presentes em nosso condomínio, de acordo com o Engenheiro Florestal em formação, André Ribeiro Freire. São informações de suma importância para os moradores que forem construir ou reformar não incorram em crimes ambientais.
Fica o alerta: é necessário realizar um estudo de inventário florestal para a compensação ambiental em casos de supressão de vegetação nativa. Medida prevista no Decreto 39.469/2018 e no Termo-de-Referência-para-Supressão-de-Vegetação que dispõe sobre a autorização e condições para supressão de vegetação nativa e de compensação florestal.
Algumas das árvores protegidas já identificadas em nosso condomínio
Clique sobre as imagens para ampliar