Banda Ventoinha de Canudo
Em 2004, artistas de Brasília se reuniram nas ruas da cidade para brincar o Carnaval e celebrar a liberdade. Com a intenção de brincar o Carnaval e se divertir, o grupo também se reuniu com o intuito de praticar, valorizar, difundir e inserir, permanentemente, a cultura das Bandas de Pífanos na cena cultural da cidade.
A Banda Ventoinha de Canudo é formada por músicos e artistas renomados da cidade, como Dani Neri, Davi Abreu, Gabriela Tunes, George Lacerda, Ivaldo Tarzan, Laércio Pimentel, Maíra Oliveira, Mariana Baeta e Pedro Tupã. Sua instrumentação conta com pífanos e percussão. O grupo pode ser visto e ouvido de longe com seu estandarte brilhante, suas roupas e chapéus coloridos, customizados por cada integrante. Tocando músicas alegres e dançantes, o Ventoinha de Canudo contagia e embala pessoas de todas as idades.
O repertório abrange uma variedade de estilos e temas representativos da cultura popular brasileira que caracterizam as bandas de pífanos, como cantigas anônimas de tradição oral, baiões, marchinhas, frevos, xotes, cirandas, ijexás, além de obras compostas por seus integrantes e músicas de compositores e grupos consagrados de nossa música, como Luiz Gonzaga, Hermeto Pascoal, Banda de Pífanos de Caruaru, Sivuca, Jackson do Pandeiro, dentre outros.
O estudo e a pesquisa sobre as canções regionais do país e sua diversidade instigam seus integrantes a aprender, valorizar e a manter vivo um patrimônio cultural capaz de revelar importantes aspectos de nossa identidade sociocultural.
Ao divulgar esse tesouro de conhecimentos musicais, a Banda Ventoinha de Canudo, contribui para a difusão da cultura brasileira e a formação cultural do Distrito Federal, combatendo a “pasteurização cultural” promovida pela grande mídia. O grupo busca manter viva a cultura brasileira.
Desde a sua criação, a banda se apresenta em diversos eventos culturais do DF, marcando presença em teatros, feiras, festivais, festas juninas e claro, nas ruas das cidades. Desde 2007, anima o Bloco da Tesourinha, que sai aos domingos e terças de Carnaval, fazendo o percurso de ocupação da Tesourinha da 209/210 norte.
Com 15 anos de existência e resistência, a banda Ventoinha de Canudo tornou-se uma das referências do Carnaval de Rua do DF. Com seus cortejos apresentados no chão em formato acústico e alegre, a banda é acompanhada por centenas de crianças e adultos que descobrem e retomam o gosto de brincar as festas mais populares do Brasil: o Carnaval e o São João!
Desde 2004, a banda Ventoinha de Canudo já se apresentou em eventos como Festival Musicar, Encontro de Pífanos de Brasília, Encontro de Teatro Lambe-lambe de Brasília, 12º Festival Taguatinga de Cinema, Festa Junina do CCBB, Bloco Rejunta Meu Bulcão, Carnaval do Conjunto Nacional, Carnaval da Escola Moara, entre outros.