O Distrito Federal está vivendo o período mais longo de estiagem desde 2010. Com percentuais baixíssimos de umidade relativa do ar e temperaturas elevadas, o risco de incêndio é grande.
Na tarde desta segunda-feira (23/10), as ruas Mirante e Acácias da Cooverde foram atingidas pelas chamas. Os bombeiros foram acionados logo no início da queimada, mas por conta da grande demanda de incêndios no DF, todas as viaturas estavam ocupadas. Felizmente, a equipe de funcionários da cooperativa se colocou a postos e fez um lindo trabalho apagando as chamas antes de atingirem as casas. Os bombeiros chegaram quando o fogo já tinha sido controlado.
“Os moradores precisam se conscientizar para não queimarem podas de jardins, evitando que o fogo alastre e cause um incêndio. Isso é muito perigoso!” Destaca a moradora Marise Lins.
A equipe de bombeiros alertou para que os moradores evitem queimadas deixando os quintais sempre limpos, sem madeiras e entulhos, e que providenciem o acero de forma a afastar o mato alto de próximo às casas.
“O fogo cresceu muito rápido atingindo uns 2 metros de altura. Nossos funcionários agiram com rapidez e deram uma atenção especial ao lado da casa do Mirante 6 onde o fogo estava bem próximo. Eles agiram com muita eficiência. É muito importante ter uma equipe de funcionários bem treinados como a nossa. Tivemos ajuda de alguns moradores também e isso foi muito bacana.” Conta a Diretora da Cooverde, Maria Luíza Fonseca do Valle.
Cassiano Ribeiro, um dos funcionários que ajudou a apagar o fogo, conta que foi um trabalho muito difícil. “Foi complicado. Com uma bomba de 60 litros nas costas não é fácil. Mas conseguimos.”
Qualquer foco de incêndio, favor comunicar imediatamente à administração (34270181) ou à portaria (33392865).
Os bombeiros devem também ser acionados pelos números 193 ou 3901-1560.